Desde 1977 quando foi realizada a primeira Cerimônia de Gala de entrega do Prêmio Qualidade Brasil em São Paulo já se passaram 38 anos. 

Sempre coerente em seu objetivo de reconhecer o talento do artista brasileiro, a premiação artística e cultural passou por uma grande reformulação em 1999 com a introdução de novos critérios e seu atual modelo de indicação e resultado por meio de votação pública pela internet, somando prestigio e credibilidade para se tornar um dos importantes prêmios de reconhecimento artístico do país. 

A edição 2009 marcou uma nova fase da premiação. Pela primeira vez, o prêmio que até então era entregue em cerimônia conjunta com os destaques empresariais na área de Qualidade, ganhou um evento focado apenas na premiação artística e, para reforçar o seu compromisso com artistas, profissionais e realizadores de cultura, passou a se chamar PRÊMIO ARTE QUALIDADE. 

Até 2011, a premiação, considerada uma das mais importantes e independentes do país, homenageou os grandes destaques do Teatro e da Televisão brasileira, fortalecendo o elo entre o público e aqueles que se esforçam para levar aos palcos e às telas de TVs do Brasil produções de maior Qualidade. 

Em 2012, por razões alheias a vontade dos organizadores a premiação não foi realizada, mas voltou em 2013 focando exclusivamente o cenário de São Paulo.

Desde então, o PRÊMIO ARTE QUALIDADE vem prestigiando exclusivamente os melhores do Teatro da temporada na capital paulista.

Mais que nunca um Prêmio ao Talento Brasileiro!