Sobre o Prêmio Qualidade

Criado em 1950 na Itália, pela International Quality Service I.Q.S., com o apoio do governo italiano, o Prêmio Qualidade foi, inicialmente, uma das maneiras encontradas para diferenciar e selecionar produtos com melhores condições de competitividade no mercado externo e internamente incentivar a melhoria da qualidade dos produtos e serviços italianos, consequentemente contribuindo para o aumento do nível de exportações e para a reconstrução da Itália pós-guerra.

O Prêmio no Brasil 

Em nosso país, a I.Q.S. atua desde 1977 por meio da ASSOCIAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE BRASIL. Nesse mesmo ano, a associação realizou em São Paulo a primeira edição do Prêmio Qualidade Brasil, cujos objetivos eram incentivar a qualidade em todos os níveis, premiando empresas com destaque na Gestão de Qualidade e resultado final junto ao mercado consumidor.

A Premiação Artística Cultural 

Alguns anos após a realização da primeira edição do Prêmio Qualidade no Brasil, a Associação Prêmio Qualidade Brasil introduziu em São Paulo algumas homenagens a Artistas e Esportistas como forma de reconhecer e incentivar a qualidade da produção cultural brasileira.

Em 1999, sob o comando do produtor Sergio Paixão, a premiação artística cultural passou por uma completa reformulação. Foram definidos novos critérios e adotadas novas categorias ao mesmo tempo em que foi introduzida a atual forma de escolha dos indicados e ganhadores do prêmio, onde representantes da imprensa, artistas premiados em outras edições e não concorrentes no ano em questão, críticos e formadores de opinião, são convidados para indicar as melhores produções e profissionais do período em diversas áreas, sendo que os mais qualificados nessa pesquisa inicial são listados numa votação final com a participação do público via internet.

Cerimônias de Entrega do Prêmio

A partir do ano 2000, além de São Paulo, o Rio de Janeiro também ganhou uma Cerimônia de entrega do Prêmio Qualidade Brasil. Juntas as duas cerimônias tinham o objetivo de estimular a qualidade e reconhecer o empenho de artistas profissionais de teatro, televisão e cinema. 

Em 2009, o prêmio iniciou um novo processo de reformulação com a realização de uma cerimônia de entrega do prêmio de Teatro e Televisão no Rio. Esse formato durou até 2011. Nesse ano, para reforçar o caráter artístico, o prêmio passou a se chamar PRÊMIO ARTE QUALIDADE BRASIL.

Depois de não ser realizado em 2012, o prêmio voltou em 2013 à capital paulista celebrando os grandes destaques do TEATRO que cumpriram temporada na cidade. Desde então, São Paulo tem sido o palco da premiação, que agora é exclusiva para o teatro.

Os prêmios de Televisão estão sendo reformulados pelos organizadores e devem voltar a acontecer no Rio de Janeiro em breve.